#2 - Quando um estranho chama (1979) - Fred Walton
- T. Tavares.
- 31 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Quem nunca sentiu aquele "medinho" de estar sozinho em casa e o telefone tocar e ser uma ligação misteriosa de alguém que parece estar te observando? Bem, hoje estamos na era do Smartphone, e com tantas possibilidades de comunicação em tempo real, não sei se esta é uma situação compartilhada por essa geração, mas quando os dispositivos móveis não eram tão populares, e era muito mais comum o uso de telefones residenciais, provavelmente alguém até já passou por isso (eu, por exemplo). Em When a stranger calls (no Brasil Quando um estranho chama), 1979, esse é o cenário que faz a audiência prender o fôlego logo nos primeiros 20 minutos.
Dirigido por Fred Walton, o filme gira em torno de Jill Johnson, uma babá que é atormentada durante o serviço por telefonemas misteriosos de um psicopata, identificado mais tarde por Curt Duncan. A trama é baseada em uma lenda urbana americana chamada The Babysitter and the Man Upstairs (A babá e o homem do andar de cima), e no clássico canadense Black Christmas, 1974. Também é uma extensão do curta-metragem The Sitter, 1977, também de Walton. O filme ganhou status cult pelos 20 minutos iniciais, considerados por alguns como "uma das aberturas mais assustadoras da história dos filmes de terror", ganhando uma singela homenagem de Wes Craven nos primeiros 12 minutos de Scream (Pânico), 1996; uma sequência When a stranger calls back, 1993; e um remake de 2006.
O filme perde um pouco da tensão depois de sua abertura cultuada, e passa de terror psicológico para os rumos de filmes policiais, mas torna a angustiar nos minutos finais. Sem dúvida, este foi o motivo de o longa não conquistar a crítica cinematográfica na época. Entretanto, continua sendo uma ótima pedida para os amantes do gênero, pela história envolvente com características que aproximam a trama do público, propiciando apreensão de desconforto enquanto o telefone toca...
REFERÊNCIAS
WALTON, Fred. When a stranger calls. [Filme-vídeo]. Produção de Doug Chapin e Steve Feke, direção de Ferd Walton. USA, Columbia Pictures, 1979. 97 min. Color.
Comments